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Audiência pública debate o serviço Porta a Porta
quinta-feira, 14 de setembro de 2023

O Secretário de Transporte de Vitória, Alex Mariano, esteve na Câmara de Vitória nesta quinta-feira (14/09) para falar sobre o serviço Porta a Porta. Os usuários sugeriram melhorias no sistema virtual, a disponibilização de atendimento por telefone, o aumento da frota e o aprimoramento da programação da rota.

O vereador Davi Esmael, proponente da audiência, iniciou destacando que no dia anterior o Prefeito e o Secretário de Transporte divulgaram que o estacionamento rotativo em Vitória passará a ser gratuito para pessoas com deficiência e para idosos e que haverá tolerância de dez minutos na vaga.

O Secretário de Transporte de Vitória reforçou a alegria de divulgar esse avanço. “Tivemos que trabalhar com a empresa Concessionária e com a Procuradoria para dar uma segurança jurídica, já que isso não estava previsto no contrato. Mas está resolvido! E melhoramos a fiscalização, porque muitas vezes a pessoa não é idosa, e pára na vaga de idoso”, afirmou.

“Mas há pessoas que não têm carro e que precisam do Porta a Porta”, lembrou Davi Esmael, introduzindo o tema da audiência. “Queremos ouvir dos usuários como está o serviço.”

Mariano detalhou: “no Porta a porta temos desafios diários.”

“Mas no dia 21 colocaremos mais dois veículos, totalizando dez veículos”, celebrou. “De forma gradual aumentaremos a oferta, pois existe ainda dentro do cadastro, pessoas que têm direito e precisam ser inseridas no sistema, sem perder o padrão”.

O Secretário relatou os números de cancelamento e de falta do usuário ao agendamento. “São 51,7% de viagens canceladas pelo usuário e 3,63% de falta. Queremos avançar nessa regulamentação para (evitar) que pessoas usem indevidamente o serviço. Porque, quando não atende, prejudica outra pessoa”, disse.

O Secretário conta que receberam 250 novos pedidos de cadastramento. “Fizemos uma ‘peneirada’ nesses pedidos e desses, 52 serão incluídas. Existem mais pedidos no cadastro, mas nessa fase, estamos incluindo essas pessoas”, disse Mariano.

O usuário Edilson Juvêncio disse que a demanda do serviço está precária porque hoje não existe nenhum apoio do sistema por telefone. Ele relatou que antes, tinha um servidor que ligava com antecedência para avisar algum problema no ônibus, o que dava tempo para eles remarcarem alguma consulta.

O vereador Davi falou que vai solicitar para que seja contratado um servidor que já conhece o serviço para voltar a atender.

Érika Almeida, presidente da Associação Capixaba de Paralisia Cerebral, reforçou a demanda de Elisson. “Queremos que as pessoas que atendem sejam mais cautelosas e tenham mas empatia com os cadeirantes. Ela esclareceu que a queixa sobre o atendimento é para a Setran, e não com a prestadora de serviço.

Fabiana Klein elogiou a empresa prestadora de serviços pela atenção e carinho dos motoristas, mas que ainda tem muito atraso. Ela também esclareceu que o usuário que não cancelou o carro, colabora pra o atraso da viagem e sugeriu que houvesse uma punição para aqueles que solicitam a viagem e não a cancelam. Entretanto, ela destacou que não há uma linha telefônica para falar com a Setran.

Thamiris Rosa, mãe de cadeirante, elogiou o serviço, mas se queixou da programação da rota. “Eu moro no Centro e programam para chegar em São Pedro em menos de meia hora! Já perdi terapia da minha filha porque o serviço se atrasou. Além disso, o sistema novo da Prefeitura trava. Quando precisei faltar, fiquei de 8h às 9h50 tentando cancelar pelo sistema e não consegui”, disse. Ela também revelou que alguns usuários são aguardados no local de embarque e outros, não.

Pablo Lima fez uma relação de carro/cadeirante e constatou que, são 50 usuários por carro disponibilizado. “É muita demanda para pouco carro! Principalmente se considerarmos o trânsito, os cancelamentos… temos muito problema”, disse. Ele também acredita que é necessário resolver a falta de um número de telefone para atender o serviço.

José Olympio disse que a demanda reprimida não pode existir. “Não pode ficar gente de fora do serviço. Precisa ter 18 carros”, afirmou.

Ana Maria, mãe de cadeirante, elogiou o serviço e a atenção dos motoristas e do atendimento da Setran. Ela reclamou dos motoristas que ocupam erroneamente as vagas para idosos ou deficientes.

Edna Simões destacou o problema do sistema virtual da Setran e solicitou que se pudesse cancelar o agendamento até uma hora antes.

O Secretário considerou mudar o tempo do cancelamento para uma hora antes, quando se tratar do primeiro horário da programação, mas que o espaço de tempo de duas horas para os demais cancelamentos é necessário para que se consiga reorganizar o atendimento.

Em relação aos problemas no sistema, o Secretário disse que vai pedir solução à equipe.

Davi Esmael encerrou a audiência aconselhando que os usuários continuem avaliando o transporte. O vereador também se comprometeu a fazer convites para que se reforcem a equipe. “Não significa que está tudo bom, mas podemos dizer que nunca se fez tanto pela pessoa com deficiência”, finalizou o vereador.

Texto: Fátima Pittella

Imagem: Vitor Junquilho

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