Neste espaço estão os relatórios de acompanhamento do cumprimento dos índices e limites constitucionais e legais estabelecidos.
1 - Despesa total com pessoal (Lei Complementar Federal nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 19 e 20).
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabeleceu que o limite máximo da despesa total com pessoal do Legislativo em relação à receita corrente líquida do Município é de 6%, bem como outros dois sublimites para melhor acompanhamento e controle dos gastos: o limite prudencial, de 5,7%, e o limite de alerta, de 5,4%.
O recomendável é que o órgão mantenha a despesa total com pessoal abaixo do limite de alerta. A extrapolação do limite de alerta não implica nenhuma sanção ao órgão ou ao gestor, apenas autoriza o Tribunal de Contas do Estado TCE-ES a fazer uma advertência ao Chefe do Poder para que acompanhe mais de perto os gastos; os órgãos que ultrapassarem o limite prudencial sofrem restrições à concessão de reajustes (apenas os aumentos determinados por contratos e pela Justiça são autorizados), à contratação de pessoal (exceto reposição de funcionários na saúde, na educação e na segurança), ao pagamento de horas-extras e ficam proibidos de alterar estruturas de carreiras. Se o gasto ultrapassar o limite máximo, além das sanções anteriores, o ente fica proibido de contrair financiamentos, de conseguir garantias de outras unidades da Federação para linhas de crédito e de obter transferências voluntárias.
Quadrimestre | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1º quadrimestre | 1,15% | 1,20% | 1,15% | 1,38% | 1,38% | 1,28% | 1,20% | 1,11% | 1,12% | 0,90% | 0,90% | 0,86% |
2º quadrimestre | 1,20% | 1,14% | 1,34% | 1,39% | 1,31% | 1,26% | 1,15% | 1,12% | 1,06% | 0,87% | 0,88% | 0,90% |
3º quadrimestre | 1,19% | 1,16% | 1,35% | 1,39% | 1,31% | 1,26% | 1,11% | 1,13% | 0,94% | 0,90% | 0,87% |
Fonte: Relatórios de Gestão Fiscal.
2 - Despesa com folha de pagamento (Constituição Federal, art. 29-A, § 1º).
A Constituição Federal estabelece que a Câmara Municipal não gastará mais de 70% de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.
Conforme demonstrado na Tabela 2, a participação da folha de pagamento da Câmara Municipal de Vitória sobre a receita recebida por meio do duodécimo flutua em torno de 60%.
Natureza de Despesa |
Despesa |
2016 |
2017 |
2018 |
2019 |
2020 |
2021 |
2022 |
2023 | 2024 |
3.1.00.00.00 |
Pessoal e Encargos Sociais |
18.819.450,88 |
18.610.075,40 | 19.610.772,17 | 20.396.360,54 | 21.124.779,69 | 21.171.206,07 | 22.745.136,00 | 24.528.142,43 | 23.215.981,52 |
3.1.90.09.01 |
Salário-família |
- | - | - | - | - | - | - | - | - |
3.1.90.11.01 |
Vencimentos e salários |
10.266.403,00 | 10.156.774,18 | 10.731.148,98 | 10.909.498,98 | 11.497.000,15 | 11.398.589,78 | 12.063.957,65 | 14.206.935,45 | 14.459.516,97 |
3.1.90.11.09 |
Adicional de periculosidade |
31.079,64 | 28.489,67 | - | 35.610,57 | 39.830,04 | 42.075,90 | 45.418,38 | 47.011,44 | 47.717,04 |
3.1.90.11.31 |
Gratificação por exercício de cargo |
644.129,87 | 672.321,79 | 938.064,38 | 1.021.447,00 | 980.050,35 | 812.674,52 | 901.618,62 | 906.671,22 | 920.964,83 |
3.1.90.11.37 |
Gratificação de tempo de serviço |
298.471,01 | 164.022,15 | 222.788,05 | 259.605,13 | 314.611,80 | 295.145,79 | 412.351,60 | 398.587,47 | 392.989,18 |
3.1.90.11.43 |
13º salário |
1.059.680,58 | 914.665,29 | 1.066.430,46 | 985.199,66 | 995.743,31 | 1.164.663,65 | 1.330.288,09 | 1.380.307,78 | 361.303,33 |
3.1.90.11.45 |
Férias - abono constitucional |
410.735,88 | 337.845,09 | 246.239,21 | 208.465,85 | 165.114,17 | 247.128,13 | 383.332,38 | 495.514,25 | 439.032,67 |
3.1.90.11.74 |
Representação mensal |
1.137.306,64 | 1.096.325,99 | 1.149.344,85 | 1.183.177,17 | 1.222481,69 | 1.227.312,63 | 1.195.244,87 | 545.614,07 | - |
3.1.90.11.75 |
Subsídios - agentes políticos |
1.498.004,69 | 1.510.002,12 | 1.511.190,80 | 1.593.081,06 | 1.613.627,92 | 1.623.683,99 | 1.599.879,66 | 1.461.799,26 | 1.253.483,15 |
3.1.90.11.99 |
Outras despesas fixas - pessoal civil (salário-família) |
8.262,44 | 16.278,88 | 13.486,24 | 6.383,55 | 2.285,14 | 2.973,66 | 307.976,45 | 315,902,27 | 1.424,85 |
3.1.90.13.01 |
FGTS |
568,53 | - | - | - | - | - | - | - | - |
3.1.90.13.02 |
Contribuições previdenciárias - INSS |
2.644.784,77 | 2.383.247,07 | 2.573.965,38 | 2.630.294,16 | 2.704.465,61 | 2.601.475,96 | 2.870.337,79 | 3.100.000,00 | 3.500.000,00 |
3.1.90.13.99 |
Outras obrigações patronais |
- | - | - | - | - | - | - | - | - |
3.1.90.16.99 |
Outras despesas variáveis |
- | - | - | - | - | - | - | - | - |
3.1.90.94.01 |
Indenizações e restituições trabalhistas - ativo civil |
359.538,57 | 823.279,36 | 529.417,21 | 942.176,17 | 867.496,39 | 1.159.095,23 | 295.065,49 | 745.638,57 | 317.091,20 |
3.1.90.94.99 |
Diversas Indenizações Trabalhistas |
- | 39.793,95 | 49.267,23 | - | - | - | - | - | - |
3.1.90.92.94 | Indenizações e Restituições Trabalhistas | - | - | - | - | - | - | 39.935,30 | - | - |
3.1.90.96.01 | Pessoal requisitado de outros órgãos | - | - | - | - | - | 6.753,67 | 58.791,00 | - | |
3.1.91.13.08 |
Contribuições patronal para o RPPS |
- | 302.476,38 | 338.188,10 | 265.421,60 | 293.872,82 | - | 325.948,28 | 375.845,14 | 520.000,00 |
3.1.91.13.11 |
Contribuições patronal para o RPPS |
460.485,26 | 164.553,48 | 241.241,28 | 355.999,64 | 408.509,70 | 320.616,39 | 346.561,97 | 481.425,78 | 850.000,00 |
(A) Folha de pagamento (3.1.00.00.00 - 3.1.90.13.01 - 3.1.90.13.02 - 3.1.91.13.11 - 3.1.91.13.08) *3.1.91.13.08 - A natureza de despesa foi inserida na memória de cálculo a partir de 2020. |
15.713.612,32 |
15.759.798,47 |
16.795.565,51 |
17.410.066,74 |
17.717.931,50 |
17.973.343,28 |
19.202.287,96 |
20.570.871,51 | 18.345.981,52 | |
(B) Duodécimo |
27.872.000,00 | 28.260.600,00 | 28.260.600,00 | 28.585.922,00 | 32.143.660,00 | 30.052.800,00 | 32.543.000,00 | 41.946.000,00 | 58.353.000,00 | |
(C) Participação da folha de pagamento no duodécimo A/B) |
56,38% | 55,77% | 59,43% | 60,90% | 55,12% | 59,81% | 57,09% | 49,04% | 31,44% |
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