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Comissão apresenta desafios do mercado dos jogos eletrônicos
quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Os vereadores da Comissão de Ciência e Tecnologia receberam os diretores da Mito Games (uma empresa jovem vencedora do Prêmio Inovativa Brasil), Rafael Rubim Lontra e Marcelo Herzog em reunião nesta quinta-feira (19/09). Eles falaram sobre o mercado de jogos eletrônicos (games), um dos maiores mercados mundiais, como ele gera emprego e renda e os desafios do setor.

Para o presidente da Comissão, vereador Vinicius Simões (PPS) ”é importante desmistificar essa ideia de que isso é apenas entretenimento. O mercado dos games é também economia, geração de emprego renda e arrecadação de impostos”, afirmou.

O diretor Rafael Lontra contou a história da Mito Game e falou do mercado, que conta com cursos que preparam para a indústria de jogos. “A indústria de jogos cresceu junto com as demandas dos grandes players (investidores). Por exemplo, a Goodyear precisava de um simulador para testar os pneus de corrida, então contratava empresas para desenvolver os jogos que apresentavam soluções visuais de treinamento, de imersão em realidades virtuais e que dá capital para as empresas”, contou.

“Aqui ainda estamos engatinhando nisso. Estamos abrindo caminho. Temos que pensar em medidas para dar apoio para as empresas”, afirmou o diretor. “Cansei de ver pessoas que crescem profissionalmente e que saem de Vitória. A gente faz resistência para estar aqui.”

O diretor Marcelo Herzog destacou que normalmente os negócios que fazem sucesso “da noite para o dia”, demoraram oito anos para serem reconhecidos. Ele citou o exemplo do “airbnb”.

Ele concordou com Lontra. “É um trabalho árduo. Começamos com o Enem Game, que antes era chamado de ‘eu me garanto’, mas percebemos que não tinha ‘fit’ com a turma e reformamos o jogo. O que a gente acha, pouco importa, o que importa é o cliente. É um caminho árduo, mas gratificante”, afirmou.

Ele apresentou alguns aplicativos e jogos da Mito Games, como simulados de provas para Enem e concursos etc. “Um dos principais aspectos da gamificação é o status, o reconhecimento entre os pares. As vezes é mais importante para os alunos serem reconhecidos pelos pares do que passar no Enem lá na frente. O alunos estudam para se dar bem entre os pares”, relatou.

Para Herzog um ponto crucial é a demanda do setor. “Se você quer ajudar um segmento crescer, dê trabalho para ele. Com trabalho eu consigo contratar o estagiário, o profissional que acabou de formar, o egresso…. Então o Poder Governamental pode fazer essas contratações e gerar produtos que absorvam esse mercado. Vitória pode ser um grande polo de serviços digitais”.

Vinicius Simões elogiou: “a primeira coisa é agradecer vocês por continuarem em Vitória, por acreditar na cidade. É um grande desafio identificar o problema do cliente, como por exemplo, no Enem e com toda a tecnologia e inovação, apresentar esse jogo que pode trazer tranquilidade para o espírito dele”.

Estiveram presentes os vereadores: Vinícius Simões (PPS) e Wanderson Marinho (PSC). A próxima reunião será no dia 17 de outubro de 2019, às 10h no Plenário.

Confira o que foi apreciado:

01 - Processo nº. 2278/2019 – Projeto de Lei: 30/2019
Autor: Vereador Roberto Martins

Ementa: Altera dispositivos da Lei n°8.200, de 14 de dezembro de 2011, a fim de estabelecer velocidade mínima de internet gratuita no município, dispor sobre a instalação de placas indicativas da velocidade do sinal, e dá outras providências.

Relator: Wanderson Marinho

Parecer do relator: Pela aprovação da matéria

APROVADO

Texto: Fátima Pittella 
Fotos: Jordan Andrade 

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