Agosto Lilás: a importância do Poder Público no combate a violência contra a mulher

54 mulheres foram assassinadas no Espírito Santo entre janeiro de 2022 até o início do mês de agosto. Três desses crimes aconteceram em Vitória. Todos esses dados, assustadores e lamentáveis, foram coletados e estão disponíveis pelo projeto Mapa de Mortes Violentas de Mulheres no ES: de A a Z, criado Pelo Ministério Público do estado do Espírito Santo (MPES).

O projeto apresenta apenas taxas sobre mulheres assassinadas. Agora, tente imaginar o quanto esse valor seria aumentado se juntasse as tantas outras formas de violência contra a mulher. Presente de modo constante e com índices elevados, este é um assunto que deve ser falado, explicitado e, principalmente, combatido.

Acabar com esta triste realidade deve ser tarefa de toda a sociedade e o poder público e, mais do que nunca, o executivo, o legislativo e o judiciário e nós homens, numa união de forças para evitar que elas sejam violentadas e/ou mortas.

Agosto Lilás
Como representante do poder público acredito que temos um papel importante. E a ação é para além da punição, que já está prevista em lei, que é uma medida importante e indispensável. É necessário agir preventivamente, evitando que tantas mulheres tenham suas vidas dilaceradas ou as percam pelas mãos de companheiros, que erroneamente vêem as mulheres como suas posses e propriedades.

Recentemente propus a instituição do Agosto Lilás no calendário oficial de eventos e datas comemorativas do município de Vitória. O objetivo é promover, durante todo o mês discussões e ações que promovam a reflexão sobre a gravidade dos vários tipos de violência contra a mulher (física, psicológica, sexual, patrimonial, moral).

Aprovado o PL é importante, por exemplo, promover campanhas educativas nos Centros de Referências e Unidade de Saúde; nas escolas – educando desde a infância; nas igrejas, além da criação de grupos de reflexão para homens. Esta luta é urgente e devemos nos empenhar para que cada vez menos mulheres sejam violentadas e/ou mortas pelo simples fato de serem o que são: mulheres.

 

Dalto (PDT) é vereador em Vitória.

Data de Publicação: segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Horário Horário de funcionamento

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 07h00 às 19h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas, terças e quartas-feiras,
a partir das 09h30

Endereço Endereço

Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940

Localização Localização

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.