A Comissão de Esporte e Lazer recebeu nesta terça-feira (11/05) a profissional de educação física Eliane Cunha que falou sobre a importância da criação de um Conselho Regional próprio, no Espírito Santo.
Eliane esclareceu que os conselhos regionais trabalham para assegurar que profissionais registrados possam atuar nas diversas áreas da educação física. Ela pleiteia a independência do conselho do Rio de Janeiro e a criação de um Conselho do Espírito Santo.
A profissional explica que na época da criação do curso no Estado, como ainda não havia 2 mil profissionais cadastrados, o Espírito Santo não poderia abrir seu próprio Conselho.
“Entretanto, atualmente, há 12 mil profissionais registrados”, conta. “Sendo assim questionamos, porque até hoje não temos um Conselho no Espírito Santo?”, pergunta Eliane.
Ela descreve que são gerados uma receita de mais de R$ 5 milhões anuais. “É uma receita que não retorna para o Estado em forma de tributos que poderiam ser direcionados para a educação e saúde”, destacou.
Eliane alerta para a criação de um CREFE Capixaba. “Que comissão é essa? Até a presente data, nenhuma ata foi encontrada constando a nomeação de tal grupo e, de forma gravosa, não é possível encontrar nenhum dado sobre receitas e despesas no portal da Transparência. Fomos ludibriados para postergarmos a criação de nosso próprio conselho”, destacou.
Ela continua: “o que queremos é entender porque destituíram os membros certificados da comissão se esses já estavam trabalhando por essa causa e porque se apresentam como CREFE Capixaba, se não existe Crefe Capixaba e quando, efetivamente, pressionarão o CREFE 1 para pedir nossa emancipação?”
Os vereadores concordaram que é necessário apoiar a causa. “Não se vê o desenvolvimento aos profissionais de Educação Física no Estado porque os recursos vão para o Rio de Janeiro. Estaremos juntos nessa luta”, afirmou o vereador Duda Brasil.
O vereador Gilvan da Federal disponibilizou a assessoria jurídica para ajudar na criação do Conselho, caso demore a se concretizar o pleito.
Durante a reunião, os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 18/2021 que inclui o Mês da Travessia de Vitória no Calendário Oficial de Vitória.
Estiveram presentes os vereadores: Duda Brasil (PSL) e Gilvan da Federal (Patriota) e Denninho silva (Cidadania).
Confira o que foi apreciado:
1- Projeto de Lei: 18/2021, Processo: 1082/2021
Autor: Davi Esmael
Ementa: Altera o Anexo I, da Lei nº 9.278/2018 de 08 de junho de 2018, que institui o Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas no Município de Vitória, para incluir o Mês da Travessia de Vitória, e dá outras providências.
Relator: Gilvan da Federal
Parecer: Pela aprovação da matéria.
APROVADO
Texto: Fátima Pittella
Imagem: Géssica Amâncio
Departamento de Comunicação:
Jornalistas: Mágda Carvalho e Fátima Pittella
Fotógrafa: Géssica Amâncio
Estagiárias: Fernanda Biazatti e Luana Aarão
(27) 3334-4650
cmv.dec@gmail.com
www.cmv.es.gov.br/
www.facebook.com/camaradevitoria
https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria
https://www.twitter.com
Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 07h00 às 19h00
Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas, terças e quartas-feiras,
a partir das 09h30
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940