A Secretária Municipal de Educação de Vitória (SEME), a pedagoga Juliana Rohsner, realizou, nesta sexta-feira (23/08), sua segunda prestação de contas quadrimestral obrigatória à Comissão de Finanças da Câmara de Vitória, conforme previsão legal. Professora, gestora escolar e Mestra em Ensino de Humanidades, a secretária, além de seguir o rito legal sobre ações de sua pasta, acrescentou informações a sua apresentação que permitem avaliar o desempenho da SEME no cenário nacional e estadual.
Nos 20 minutos iniciais da prestação de contas, a secretária Juliana Rohsner, inovou ao relatar as informações protocolares sobre o período de maio a agosto (segundo quadrimestre deste ano) e, ao mesmo tempo, inovou, acrescentando os resultados dos investimentos feitos e também as ações que estão em andamento no Executivo Municipal. Para acompanhar a apresentação feita por Rohsner, conferindo simultaneamente todas as informações e números relativos aos investimentos e gastos realizados - além dos resultados que proporcionaram -, clique AQUI e assista a prestação de contas na íntegra, incluindo todas as informações que fazem parte da execução orçamentária e financeira de 2024. “Os valores empenhados e liquidados, por fonte, até o segundo quadrimestre deste ano, correspondem a: recursos próprios de Vitória (63,60%), da União (4,79%), do Estado (0,33%) e do Fundeb (31,38%). Esse protagonismo dos recursos próprios é fundamental, pois não há como melhorar a Educação sem garantir valores para os investimentos”, observou a secretária.
Reorganização pedagógica – Além de atingir as metas financeiras que permitiram a SEME se dedicar a um difícil planejamento pedagógico pós-pandêmico para a Educação no Brasil e no mundo, Vitória herdou a necessidade de se reinventar para atender às mais de 41.693 crianças e estudantes matriculados em 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), 50 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e aos 3.128 alunos da Educação Especial, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Após citar a atual política de reorganização pedagógica adotada pela SEME, a secretária informou, com júbilo, que apesar dos percalços promovidos pela pandemia, Vitória atingiu o primeiro lugar da maior série histórica da Capital, e o melhor índice do Ideb das capitais, segundo apurado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, e o sétimo do País. “Vitória é a segunda Capital que mais cresceu em aprendizagem, o que é muito importante. Os estudos falavam que nós iríamos levar 10 anos para superar os problemas causados pela covid, mas, muito antes disso, a gente não só recuperou como também cresceu além do esperado. E que é um orgulho para todos os nossos profissionais da Educação”, ressaltou.
Encerrando a prestação de contas, Juliana Rohsner, informou que o município, após o período eleitoral, dará continuidade aos próximos passos para a realização do primeiro concurso municipal voltado para a contratação de professores para a Educação Especial, o que promoverá a continuidade das políticas públicas voltadas para o setor.
Texto: Mágda Carvalho
Fotos: Will Morais
#ParaTodosVerem
Secretaria de Comunicação:
Secretário: Breno Arêas
Jornalistas: Mágda Carvalho, Fátima Pittella e Will Morais
Assessores Administrativos: Alexandre Barbosa e Isabella Barbosa
Estagiário: Jhon Kevin
(27) 3334-4650
cmv.dec@gmail.com
www.cmv.es.gov.br/
www.facebook.com/camaradevitoria
https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria
https://www.twitter.com
Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 07h00 às 19h00
Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas, terças e quartas-feiras,
a partir das 09h30
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940