A Câmara Municipal de Vitória aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 16/2024 que denomina “Helena Liliana Pignataro” o espaço/galeria de arte do parlamento. Em Sessão Ordinária nesta quarta-feira (30/10), os vereadores aprovaram a matéria por unanimidade.
O espaço, que fica no hall de entrada do prédio Paulo Pereira Gomes, sede da Câmara de Vitória, será destinado à exposição de peças de arte e quadros do acervo artístico e histórico da Casa. No local também pode ser promovidas exposições temporárias, de artistas locais e de outras iniciativas culturais, contribuindo para a promoção e o incentivo das artes e da cultura no município de Vitória.
O nome da galeria é uma homenagem à primeira vereadora mulher da Capital: Helena Liliana Pignataro, que tomou posse em 1951 e seguiu seu mandato até o fim, em 1955.
Dentre algumas intervenções, a então vereadora Helena Liliana Pignataro, requereu ao prefeito da época “que tomasse as providências necessárias a fim de que a empresa de ônibus, que faz a linha Vitória-Goiabeiras, cumpra o horário de viagem estabelecido”.
Vale registrar que nesse período, os bondes e ônibus transitavam quase sempre lotados e não cumpriam os horários estabelecidos. Esse episódio foi relatado por Estilaque Ferreira dos Santos no livro “Histórias da Câmara de Vitória”, volume II.
Segundo detalhado na justificativa do Projeto; “a escolha do nome desta ilustre vereadora como homenagem está fundamentada no seu importante papel histórico como a primeira mulher a ocupar uma cadeira nesta casa legislativa, rompendo barreiras de gênero e abrindo caminho para a participação feminina na política de Vitória. Sua trajetória representa um marco de luta, representatividade e igualdade de gênero, que merece ser perpetuado como inspiração para atuais e futuras gerações”.
Os autores da proposta foram os vereadores Leandro Piquet, Maurício Leite, Anderson Goggi e Leonardo Monjardim.
Homenagem – o vereador Duda Brasil homenageou Bruna Raphaela Mattos, que trabalha com coordenadora das políticas dos direitos da juventude em Vitória. Ela é gestora do
Centro de Referência da Juventude, do Odemodê e da Casa da Juventude.
Os chefes de cozinha; Daniel de Castro, Marcos Arreguy e Carlão receberam Moção de Aplauso pelos seus trabalhos.
Estiveram presentes na sessão os vereadores: Leandro Piquet (PP), Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PP), André Brandino (PODE), André Moreira (PSOL), Chico Hosken (PODE), Davi Esmael (Republicanos), Dalto Neves (SDD), Duda Brasil (PRD); Karla Coser (PT); Luiz Emanuel (Republicanos); Luiz Paulo Amorim (PV), Maurício Leite (PRD), Vinicius Simões (PSB).
Confira o que foi apreciado:
1 – Projeto de Decreto Legislativo n° 16/2024, processo n° 9275/2024
Autor: vereador Delegado Piquet, Anderson Goggi, Maurício Leite e Leonardo Monjardim
Ementa: Denomina “Helena Liliana Pignataro” o espaço/galeria de arte da Câmara Municipal de Vitória.
APROVADO
Urgência
1 – Projeto de Lei n° 51/2024, processo n° 3321/2024
Autor: vereador Vinicius Simões
Ementa: Denomina Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI para Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Alexandre Lima.
URGÊNCIA APROVADA
Texto: Fátima Pittella
Fotos: Will Morais
#ParaTodosVerem
Secretaria de Comunicação:
Secretário: Breno Arêas
Jornalistas: Mágda Carvalho, Fátima Pittella e Will Morais
Assessores Administrativos: Alexandre Barbosa e Isabella Barbosa
Estagiário: Jhon Kevin
(27) 3334-4650
cmv.dec@gmail.com
www.cmv.es.gov.br/
www.facebook.com/camaradevitoria
https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria
https://www.twitter.com
Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 07h00 às 19h00
Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas, terças e quartas-feiras,
a partir das 09h30
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940