Colonização do Solo Espírito-Santense
segunda-feira, 22 de maio de 2006

Colonização do Solo Espírito-Santense

 

Nesta terça-feira, dia 23 de maio, é comemorado os 471 anos de Colonização do Solo Espírito-Santense.  A data é alusiva a chegada do donatário Vasco Fernandes Coutinho à Capitania do Espírito Santo em 1535.

 

Vasco Fernandes Coutinho tornou-se donatário da capitania através de uma Carta Régia, enviada pelo rei de Portugal D. João III. O donatário chegou ao nosso Estado na caravela Glória, próximo ao Morro do Moreno, em Vila Velha.

Ao desembarcar em Vila Velha a Comitiva, com cerca de 60 homens, enfrentou problemas graves com os índios que habitavam o lugar, a ponto de Vasco Fernandes Coutinho ter que transferir a sede da capitania para até então denominada Vila Nova para se diferenciar da primeira, Vila Velha. Com a expulsão dos índios “Vila Nova” passou a ser chamada de Vila de Nossa Senhora da Vitória.

Em comemoração aos 471 anos de Colonização do Solo Espírito-Santense a capital do Estado é transferida simbolicamente para Vila Velha, onde há desfiles militares e escolares.

 

Devido à importância histórica da data foi decretado pelo governo ponto facultativo para as repartições públicas de todo o Estado. A Prefeitura de Vitória também decretou ponto facultativo. O comércio, supermercados, bancos e escolas estaduais e particulares funcionarão normalmente.

 

 


 

Compartilhe:

 


Horário Horário de funcionamento

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 07h00 às 19h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Segundas, terças e quartas-feiras,
a partir das 09h30

Endereço Endereço

Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940

Localização Localização

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.

Logo da Ágape

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.