Gostaria de refletir, nesta oportunidade, sobre um assunto o qual estimo da maior relevância dentro do papel transformador da sociedade: a Educação no Trânsito dentro das Escolas, tema que, se tratado com uma legislação adequada aos nossos tempos, certamente ajudará no desenvolvimento dos valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino.
A propósito, recebi em meu gabinete nesta semana, a visita do subtenente da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, Severino Alexandre de Brito, que nos trouxe releases sobre um trabalho desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito sob orientação da psicóloga Jessica Castilho – a quem parabenizamos – por meio do projeto Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Trânsito (GIEST).
Esse projeto é dirigido a estudantes, profissionais de ciências sociais, psicologia, serviço sociais, pedagogia, engenharias, arquitetura, antropologia, história, medicina, comunicação social, segurança pública e outros setores da sociedade civil que buscam aprofundar-se nos estudos sobre o tema Trânsito. Esse grupo se reúne todas as terças feiras das 9h30m às 11h30m e das 15 às 17 horas no Espaço Circular, na Rua João Carlos de Souza, 245, no Bairro Vermelho, ali atrás do antigo supermercado Carrefour.
O GIET é um novo projeto, criado pela equipe do NARPTRAN, que está em fase de desenvolvimento. Ele envolve o estudo contínuo da temática Trânsito, com o objetivo de formar uma base sólida de conhecimento teórico, a fim de envolver a sociedade civil e acadêmicos para pensarem soluções para os atuais problemas enfrentados no trânsito.
Pegando uma carona nessa excelente iniciativa, volto minha atenção para a necessidade de seguirmos esse exemplo positivo e debatermos a possibilidade de incluir esse tema em definitivo nas práticas educativas das Escolas de nosso município, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes. Acredito que projeto dessa natureza, quando implantado nas escolas, serviria inclusive de base para estudos e diagnósticos que auxiliem na mobilidade urbana e segurança do trânsito.
Informações colhidas na Secretaria Municipal de Educação sustentam que, a exemplo do ensino religioso, o ensino sobre a temática Trânsito não pode fazer parte da grade curricular. Hoje, conforme explicou, algumas escolas abordam o assunto como um tema transversal, sem uma legislação específica. Com isso, de prático mesmo, contamos com esse excepcional trabalho desenvolvido pelo Detran de nosso Estado dirigido também a educadores, o qual consideramos extremamente importante já que a educação para o trânsito passou a se constituir numa das formas de combater a violência no trânsito a longo prazo. Na verdade, o GIET tem atingido todos os segmentos sociais e isso tem feito a diferença para minimizar os sérios problemas que o trânsito hoje nos oferece.
Penso que deve-se estudar com a maior urgência, uma forma de se introduzir o ensino sobre o trânsito desde o ensino fundamental, para que o contato com a realidade do trânsito seja aprendido desde os anos iniciais do processo de formação do aluno. Há necessidade de se buscar e formar um cidadão mais consciente e engajado nas questões relativas ao trânsito e seu processo de humanização.
Entendo que mesmo que seja como tema transversal, que a Secretaria de Educação busque junto ao Detran um projeto padrão para implantar nas escolas sobre a educação para o trânsito já no ensino fundamental, a partir de uma relação com a realidade, não deixando que esse processo de formação e conscientização se inicie somente na idade de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vou me aprofundar neste tema trânsito com as crianças, e se for necessário, cobrar de nossos senadores e deputados federais, propostas que viabilizem a implantação, no ensino fundamental, da disciplina educação para o trânsito, com base nos dispositivos legais e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que poderão permitir a implantação de uma infraestrutura para o desenvolvimento e aplicabilidade dessa disciplina nas escolas públicas e privadas.
Davi Esmael (PSB)
Data de Publicação: sexta-feira, 07 de junho de 2013
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