Ao realizar uma viagem, os turistas buscam novas experiências para aguçar todos os sentidos, dentre eles o paladar. Experimentar novos sabores é fazer uma imersão na cultura local. Por isso, a gastronomia está cada vez mais presente no turismo brasileiro.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o número de viajantes que arrumam as malas com destino a um dos mais de duzentos festivais gastronômicos que ocorrem todo ano pelo país é cada vez maior. Os gastos com alimentação estão entre as principais despesas dos turistas brasileiros, atrás apenas do transporte. Isso comprova a força do turismo gastronômico e a sua capacidade de fomentar a economia local.
Foi pensando nisso que fiz uma indicação à Prefeitura de Vitória (no 2569/2018) para que seja implantado um Polo Gastronômico de Frutos do Mar na Praça do Papa, na Enseada do Suá, o que oportunizará o desenvolvimento do turismo gastronômico em nossa cidade, que, por ser uma ilha, possui grande potencial com os frutos do mar. Afinal, somos a capital da moqueca capixaba!
A ideia é seguirmos os exemplos de sucesso de outras cidades do país onde já existem mercados de peixes, como Fortaleza, Belém e Salvador. Funciona da seguinte maneira: os munícipes e turistas poderão adquirir frutos do mar frescos e de boa qualidade, pescados em nossa baía, e consumi-los no próprio local.
Em Fortaleza, por exemplo, o mercado de peixes emprega, diretamente, cerca 200 pessoas, além dos 2.500 pescadores que fazem o abastecimento do mercado. Oferece uma estrutura de 45 boxes para venda e quatro boxes de frituras. Mesas são colocadas no calçadão da Beira Mar e o turista pode comprar peixe, lagosta e camarão para serem fritos ou cozidos na hora.
Além de constituir um enorme incentivo ao turismo, a criação de um Polo Gastronômico de Frutos do Mar em Vitória viabilizará a geração de emprego, trabalho e renda aos pescadores e demais munícipes que tenham interesse em participar do projeto.
O turista poderá saborear a famosa Moqueca Capixaba em um dos nossos maiores cartões-postais, a Praça do Papa, com vistas para a Baía de Vitória, Convento da Penha e Terceira Ponte, como uma alternativa de lazer e entretenimento. Turismo e gastronomia em Vitória: essa é uma parceria que dá certo!
Sandro Parrini (PDT)
Data de Publicação: segunda-feira, 07 de maio de 2018
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